Banner Geração Digital

Pai, hoje é amanhã?

Viajar sempre me ensina muitas lições, a começar pela estrada. É incrível como mostramos nossa personalidade ao colocarmos as mãos no volante e o pé na estrada. Os egoístas seguem na faixa da esquerda sem dar passagem pra ninguém, os irresponsáveis ultrapassam pela direita sem qualquer preocupação, os arrogantes jogam o carro em cima dos outros como se apenas eles tivessem o direito de chegar, os imprudentes viajam com o carro em péssimas condições em contraste com os carros de luxo que, normalmente, viajam com motoristas em péssimas condições. Na estrada cada um mostra quem é, enquanto as estatísticas mostram quem somos: mais de mil e quinhentos feridos e noventa mortos nas estradas do Brasil, só no feriado do Natal.

Mas enfim, sobrevivemos, chegamos a pequena cidade de Parapuã, no noroeste do estado de São Paulo. Quatro dias de muito calor, muito sorvete e muito sossego. Apesar do meu filho, Davi, estar adorando a viagem, quando chegava a noite ele choramingava a saudade de sua querida casa, seus brinquedos, seu sofá, sua cama e principalmente seus desenhos de estimação. Na véspera da nossa volta, tentei tranqüiliza-lo lhe dizendo que amanhã estaríamos em casa. Foi quando ele me veio com esta pergunta quase filosófica: Pai, hoje é amanhã?

Foi a última lição de 2006, entender que a ansiedade faz parte de todos nós, entender que ansiar é querer o amanhã ainda hoje, sacrificando o hoje com o desejo do amanhã. Matar o hoje com todos seus prazeres e dissabores pra viver apenas do desejo de estar vivendo o amanhã que não passa de uma projeção. Entendo bem do assunto, pois em 2004 fui diagnosticado com síndrome do pânico, também conhecida como transtorno da ansiedade.

Por isso a pergunta do meu garoto me chamou tanta atenção. Na hora fiquei sem resposta, apenas ri da indagação, mas hoje posso responder. – Não, Davi, hoje nunca será amanhã.

E o meu maior desejo pra este ano é que não apenas eu, mas todos consigam curtir a realidade do hoje, seja ela boa ou ruim, sem projetar sua felicidade e satisfação para um amanhã que pode nunca chegar.

Voltando à analogia da estrada, espero e desejo que cada um consiga pisar no freio até encontrar uma velocidade ideal e uma distância segura do próximo veículo, para poder olhar a paisagem, curtir uma boa música, dar uma parada quando estiver cansado, conversar com os que viajam junto, sentindo cada quilômetro desta rodovia.

Só pra citar o motorista dos motoristas:
“Por isso vos digo: Não estejais [ansiosos] quanto à vossa vida... Mateus 6.25

Transformai-vos
Share on Google Plus

4 comentários :

  1. Lucas
    Essa veio em bom tempo p/ mim!
    Acho que ando meio ansiosa...hehehe
    Muito legal a mensagem!
    (Não ligue se eu elogiar todas as mensagens que você postar porque realmente eu gosto muito de todas elas!!)
    Beijo em você, na Jú e nos meninos!
    Andréa, Sandro e Sandrinho

    ResponderExcluir
  2. Jucinei5.1.07

    Adorei sua mensagem, vamos tentar levar esse ano com mais calma e tranquilidade, vivendo cada instante de nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  3. É filho...
    Fico contente ao ver que minha prole não tem a cabeça vazia, pelo contrário, é cheia demais!
    Que bom que o hoje nunca vai ser o amanhã!
    Vamos curtir o hoje, sempre!
    sua mami

    ResponderExcluir
  4. Anônimo17.1.07

    uma mensagem traz outra mensagem...lembro muito bem que estava em casa por um pequeno acidente no trabalho (transito)uma freada brusca e eu cai....mas naquela manha September 11...foi minha amiga de trabalho ocupar meu lugar,o micro onibos escolar passava todas as manhas em rota...um quarteirao das torres gemeas...so que no hoarario mais matutino somente uma hora antes....quando aconteceu....e hoje mais do que nunca sei que o hoje nunca sera o amanha...talvez seria triste passar por todos aqueles momentos semelhantes novamente.....se o joje fosse o amanha e na nossa crenca sabemos que ...so mesmo o "FREIO das maos de DEUS" podera tornar o ontem,o hoje e o amanha,num futuro de PAZ realmente....Lucas,meu querido meus parabens........Deus te ilumine sempre...(tia Deza)

    ResponderExcluir