Banner Geração Digital

Qual é a sua mensagem?


Frequento uma Igreja Cristã Evangélica Protestante Reformada e o que for mais, desde os meus três anos de idade. Ouvi histórias bíblicas desde então. O Mar que se abriu, o baixinho que derrubou o gigante, o homem engolido pelo peixe e a serpente enrolada numa árvore batendo um papo com a Eva peladona, só pra citar algumas. Como um bom menino aceitei todas elas de coração aberto e até cantava músicas sobre elas com uma leve empolgação.

Na juventude, redescobri as histórias, enjoei da igreja, detestei acampamentos e escolas bíblicas de férias. Me sentia um peixe-dentro-d´água querendo sair pra respirar um pouco de ar e sentir a brisa da vida lá fora. Por isso deduzi que nunca mais encontraria lugar em uma igreja ou acampamento “GOSPEL” cercado de jovens bonzinhos. Pra minha surpresa, este ano encontrei meu lugar de volta no aquário, não como um peixe, mas como um anfíbio que vive na água mas de vez em quando precisar ir lá fora pra respirar os ares do “mundo”, como os evangélicos adoram dizer.

Participei de um retiro evangélico no qual representei um ateu porta-voz das pessoas que estão fora do aquário. Persuadi, odiei, impactei e inflamei a vida de 24 jovens igrejeiros. No final me revelei como cristão, uma espécie de intersecção entre o mundo deles e o de fora, pois é exatamente assim que me vejo hoje; uma intersecção. Abracei a todos eles, chorei com eles por uma manhã inteira de domingo, perdoando e sendo perdoado por odiá-los a vida toda.

Eu, como você, possuo um olhar único que filtra o mundo como uma lente, interpretando-o por tudo que sou, por tudo que passei vejo os outros de uma forma diferente, vejo as quedas e as vitórias de uma forma como você nunca as verá. Por isso tudo, possuo em meu coração um sentimento que é só meu, um ódio só meu e um amor só meu, possuo em minha mente uma mensagem só minha que passo não só com o que falo, mas com o que faço e, bem antes disso, com o que sou.

Você, que nasceu em um determinado ambiente, foi educado dentro de certos valores, assistindo os erros e acertos dos seus responsáveis. Cresceu e se formou dentro de uma genética pré-estabelecida, passou por apuros e gozou de momentos intransferíveis. Caminhou por vales sombrios e escalou alguns montes de onde se podia avistar um entardecer que foi só seu. Sentiu a dor física e emocional como só você poderia sentir neste mundo. Sentiu o prazer mais íntimo e pessoal interpretado por um corpo e alma que é só seu.

Hoje, creio fielmente na ideia de que cada cristão possui uma forma única de passar a mensagem da verdade a determinadas pessoas que só poderão entendê-la e senti-la, se for contada por você. Me vejo hoje como o Jonas da Bíblia, errante, desobediente, implicante e amargurado. Um “anti-profeta” que por desabafar ao povo de Nínive todo seu ódio, fez sem querer e contra a sua vontade a vontade de Deus.

Qual é a sua mensagem?
Share on Google Plus

5 comentários :

  1. És um incomformado, Lucas Pedro.
    E as boas mudanças que ocorrem na história geralmente começam com pessoas assim.
    Quanto a respirar o ar do "mundo"
    não acho que seja saudável, e creio q não é isso q fazes. Creio q apenas és um cristão que vive no mundo, que não se considera um alien, por professar a fé no Mestre Nazareno. Ele mesmo disse ao Pai enquanto humano: "peço que não os tire do mundo, mas os livre do mal"
    o importante é viver no mundo, mas não se conformar com este século, inclusive dentro da igreja.

    Ah, e fica tranquilo, vc não é o único, alguns estão em outras posições no front...

    seu tbm inconformado amigo
    JM

    ResponderExcluir
  2. Anônimo27.3.07

    hummm...duvidas surgirao atravez dos tempos...as palavras repedidas...lavo as maos....passe de mim este calice...o cantar do galo pela terceira vez.... a serpente astuta....meu querido vc/ nao e o primeiro nem nunca sera o ultimo....o normal do cristao, episodios de duvidas e ansiedades de conhecer o perigoso e o proibido....mas saiba a mao do nosso Deus esta firme segurando,e nao deixando a fe de seus filhos escorregarem por entre os dedos....e dando oportunidade ao enimigo....mas ao contrario ELE da a grande paciencia de Jo.....valeu....fique tranquilo,e saiba isto e normal e servira para mais sabedoria.Paz e carinho sempre....Deza.

    ResponderExcluir
  3. Lucas não pude resistir e li algumas das suas mensagens. É incrivel como você nos sensibiliza com os seus pensamentos e observações tão realistas! Como foi gratificante participar do acampamento no qual você cita no texto e poder enxergar as coisas de uma outra maneira... maneira essa que me faz pensar no que ainda não fiz por amor as outras pessoas! Agradeço a Deus pela maneira tão cuidadosa e maravilhosa que ele falou comigo através de você! Experiência inesquecível!!!

    Pri Lima

    ResponderExcluir
  4. Anônimo9.4.07

    Pedro...muitas são as coisas loucas que Deus nos prepara...como a sua preparação para o acampamento nestes 2 meses que antecederam ao evento...passou por provações, tentações e tribulações,mas a justiça e o entendimento que vem do Filho que nos salvou, é a maior recompensa para as nossas vidas...vidas salvas em Cristo Jesus...
    Conforto e paz a voce e sua amada familia, pela experiência e dedicação pela obra do Senhor Jesus...

    ResponderExcluir
  5. Anônimo16.4.07

    Lucas

    Não vou fazer um comentário, só uma pergunta:
    Qual é a minha mensagem?
    Será que eu já achei?
    Será que eu já consegui passá-la sem saber?
    Gostaria de saber...
    Mami

    ResponderExcluir