Banner Geração Digital

TALITA CUMI!

Estávamos no aniversário de um parente distante, aqueles que costumamos ver uma vez por ano, às vezes nem isso. Entre salgados, refrigerantes e muito papo furado, surgiu uma conversa sobre fé e religião. – É muito bom ter uma religião, freqüentar uma igreja é muito bom para as crianças. – disse um participante da conversa. No momento não consegui discernir o porquê, mas esta frase me incomodou. Disse comigo: – Ele não está errado, mas não é só isso!

Hoje, após alguns anos, entendo meu incômodo, percebo o quanto nós, tripulantes desta pós-modernidade ocidental, conseguimos transformar nossa própria fé em um produto de auto-ajuda bem empacotado, distribuído com estratégias e ações de marketing bem elaboradas, capazes de persuadir chefes de família a freqüentar grandes e belas igrejas e levar seus filhos, pois lá eles crescerão saudáveis e educados, como em uma linda propaganda de plano de saúde, filmada em película por uma famosa produtora de vídeo do exterior.

Não! Não é esta a fé disseminada por Jesus. Não! Jesus não veio a este mundo transformar pessoas más em pessoas boas. Jesus se fez homem para transformar pessoas mortas em pessoas vivas. Ele veio a este mundo pra dizer: - TALITA CUMI (Marcos 5) que traduzindo quer dizer: - Menina, levante-se!

Jesus não fez de mim, um cara legal, um cara bonzinho, certinho, um campeão. Ele fez de mim um menino e um homem vivo que encontrou Nele e em sua fé o único significado real para esta vida. Hoje não vejo minha fé como algo materialmente benéfico. Não! A fé que tenho em um Deus Trino que é um, em um Salvador que nasceu e morreu pendurado num madeiro como um perdedor, é uma fé de loucura, uma fé que me faz dizer não pra mim mesmo e pra muitos de meus desejos e aspirações pessoais. Uma fé que me faz dizer: - Quando estou fraco, aí então é que sou forte! Há loucura maior que esta? Não!

TALITA CUMI! Esta deve ser a mensagem dos cristãos à nossa geração. Gostaria de dizer bem alto às igrejas cristãs deste Brasil: - Menos cultos de louvor e adoração, menos liturgias, menos vigílias, menos ensaios de coral e grupos de louvor e muito, mas muito mais: - TALITA CUMI!

Ouça esta mensagem e compartilhe:


Gostou deste texto? Então, deixe seu e-mail para receber avisos!


Share on Google Plus

7 comentários :

  1. Perdedores, quem são eles ?
    Sempre pensei sobre o que significa "perfeição".
    Teoricamente somos atraídos por aquilo que diminui nossos medos e maximiza nossos desejos.
    Será maior nossa atração por aquilo que mais parecer atraente.
    Existem duas perguntas então: Eu tenho muitos medos e desejos ? Estes medos e desejos,se os tenho, são razoáveis ?
    Se são muitos, você é fraco e precisa de muitos recursos. Se são poucos, você é forte e precisa de pouco pra viver.
    A maioria dos seres humanos sem recursos passa sua vida com medo; medo que descubram que ele é incompetente, que não sabe nada e nunca se interessou em aprender.
    Pra aplacar esse medo, ele precisa acumular todos os recursos que puder ou destruir tudo o que possa ser ameaça aos seus recursos.
    É, somos governados por fracos.
    Mas a grande ilusão é que maioria de nossos desejos e medos não é razoável.
    Descobrir a verdade, que é simples, custa muito. Muito tempo e esforço na sua busca.
    Tempo e esforço que , pra maioria, é melhor gasto pra aplacar seus medos e desejos.

    ResponderExcluir
  2. Cara.!!!

    sem ter o que dizer, profundo, envolvente, delicado, e mais do que catequético eu digo que ele é vivo! como muitas vezess a catequese não é viva, ou melhor, as pessoas não a torna viva.
    metido a escritor... Não. já é um escritor Parabénsss!

    vou visita-lo mais vezes, ganhou mais um fã! prazer em conhece-lo
    abraços,

    Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Assim como naquele dia do aniversário do seu parente distante, quando alguém fez um comentário que te deixou pensativo, também assim fiquei quando li seus pensamentos a respeito da religião dos "tripulantes da nave da pós modernidade". Já era o que eu presentia e ainda não havia encontrado as palavras certas para traduzir como vc o fez, de forma tão sublime e sagaz. Meus parabéns pela presteza de compreensão em torno de um tema tantas vezes abordado de forma tão demagoga e manipuladora. Grande abraço. Seu blog já está adicionado a meus favoritos.

    ResponderExcluir
  4. Quando você aceita ao Senhor Jesus como Salvador e Senhor, você morre com Ele o seu querer, o seu decidir, os seus anseios e desejos, para renascer com Ele com um novo espírito, espírito de adoção o qual nos permite clamar Aba, Pai! Para sonhar os sEus sonhos. A palavra de Deus nos garante que Deus habita em meio aos louvores, e que Deus procura adoradores em Espírito e em Verdade. Isto é muito mais do que música, mas em meio a louvores e adoração na igreja, se ao Senhor, Ele há de se manifestar e zelar por sua palavra. É você estar com os seus desejos da carne frustrados e medos exaltados, fechar seus olhos e dizer, somente Tu é Senhor, somente Tu é Deus! Glórias sejam dadas ao Cordeiro de Deus, porque Ele morreu sim, num madeiro, para que tivessemos remissão de nossos pecados, mas foi ressurreto por Deus Pai, ao terceiro dia, para ainda hoje, termos encontros verdadeiros com o Senhor, nossas vidas transformadas, nossas almas salvas, sua Paz que transcende todo entendimento, e adorá-lo, ao único que é digno, de toda honra, de todo o poder, de toda a glória, e de toda a adoração! A Cristo Jesus! É assim, você reconhecendo que não é nada, mas Ele é Tudo, que em adoração e entrega, em santificação, você passa a diminuir de si mesmo, e dar lugar a Ele, para que reflita em ti, não a sua própria face, mas a Face do Senhor. Você não passa a ser melhor ou bonzinho por causa disso, mas passa a frutificar por estar em Jesus, e Jesus no Pai. Nele, somos sim, não só vencedores, mas em meio a medos, e desejos, em Cristo, mais que vencedores. Menos religião, menos de nós, MAIS JESUS! Que o Senhor Jesus te abençoe, hoje, e sempre.

    ResponderExcluir
  5. talita monteiro21.1.08

    Oiii, achei interessante meso o que voc^e postou na mensagem talta cumi....... Eu entrei no seu blog por que me chamo talita e achei linda a mensagem. Independente de qual religi~ao vc seja Deus me mostrou algo ao ler sua mensagem.....
    que jesus te aben;coe

    ResponderExcluir
  6. Anônimo29.11.10

    Obtain and select some good things from you and it aids me to solve a problem, thanks.

    - Henry

    ResponderExcluir