Divulgação

O Natal não é nada. O Natal é tudo!


Sou louco por cinema. Assisto filmes de todos os tipos, mas confesso que vejo menos filmes do que gostaria. Pra pessoas que gostam de filmes, como eu, fica difícil definir se há um filme preferido. Porém, alguns se tornam tão importantes que assistimos diversas vezes sem enjoar. O filme - Cruzada de Ridley Scott é um destes que já vi mais de dez vezes. Seu nome original é Reino dos Céus. Esta narrativa baseada em fatos reais, conta a história de Bailan, Barão de Ibelin, um cavaleiro cristão que lutou contra Saladino, líder do Islâ, que queria e conseguiu conquistar Jerusalém, após a morte do Rei Ricardo I. No final do filme, Bailan se vê derrotado e, então, faz um tratado com Saladino pedindo que ele permita a saída segura dos moradores cristãos de Jerusalém. Saladino, que foi conhecido por ser o terror dos cristãos, naquela época, consentiu com a saída pacífica. No final deste diálogo, Bailan perguntou a Saladino: Por que Jerusalém é tão importante? O que ela significa?
- Jerusalém não é nada! - respondeu Saladino, porém, depois de alguns passos ele se volta para Bailan e conclui: - Jerusalém é tudo!

Lembrei deste diálogo ao me aproximar novamente do Natal. Faço uso das palavras de Saladino para expressar o que sinto sobre o Natal. O Natal não é nada! O Natal é tudo!
O Natal não é nada porque Cristo não nasceu dia 25 de dezembro. Ele não é nada porque foi um bem bolado da igreja institucional que mesclou o solstício de verão e as festividades gregas com a comemoração do nascimento de Jesus Cristo que foi forçado a ser adorado pelo império romano. O Natal não é nada porque, ano a ano, mesclamos e bagunçamos isso com toda nossa cultura local, carregada de consumismo e hedonismo. É uma festa miscigenada por culturas de diversas partes do mundo. É uma festa inócua para muitos. Uma festa que só precede a virada do ano, nada mais do que isso. Desta forma o Natal não é mesmo, nada.

Entretanto, o Natal também é tudo porque diz ao coração de cada cristão que o nome de Cristo está aí, ativo e operante, após dois milênios e uns quebrados. Isso me lembra o sábio parecer do Fariseu Gamaliel sobre a ameaça do crescimento dos Seguidores do Caminho (discípulos de Jesus), pouco tempo depois da morte de Cristo.

Disse o venerado Gamaliel:
"Israelitas, considerem cuidadosamente o que pretendem fazer a esses homens.
Há algum tempo, apareceu Teudas, reivindicando ser alguém, e cerca de quatrocentos homens se juntaram a ele. Ele foi morto, todos os seus seguidores se dispersaram e acabaram em nada. Depois dele, nos dias do recenseamento, apareceu Judas, o galileu, que liderou um grupo em rebelião. Ele também foi morto, e todos os seus seguidores foram dispersos. Portanto, neste caso eu os aconselho: deixem esses homens em paz e soltem-nos. Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus". - Atos 5:34-39

Gostaria de conversar com o fariseu Gamaliel, hoje, e dizer a ele: Caro Gama, passaram-se mais de dois mil anos, porém, daqui há alguns dias estaremos comemorando, de novo, o nascimento de Cristo Jesus. Podemos dizer com certeza, vocês estavam lutando contra Deus e ainda estão. Ele era o Messias. Ouça ó Israel! Ele é o Messias! O filho de Javé! Ele veio. Foi Natal! É Natal!

O que é o Natal?
Não é nada!
É tudo!




Share on Google Plus

3 comentários :

  1. Jesus não nasceu no dia 25 de Dezembro? Essa foi a história que me contaram desde pequeno!!!E o prezépio? E os Reis Magros? Como é que fica essa história!!Revele o mistério!!!

    ResponderExcluir
  2. Lindo e verdadeiro!
    Os fatos históricos são necessários para ser aprofundado o conhecimento, é a realidade a ser bem comprendida, pois só assim que o Espirito Santo age em nossos corações. Porém, tornou-se lindo e verdadeiro porque você está amadurecendo cada vez mais sua fé. Não numa instituição, mas numa Pessoa!!! Compreendeu o que é importante: o Verbo se fez carne (Pessoa, história) e habitou entre nós!
    Ouça, oh Israel! Ele voltará! Esse é o Espírito do natal! Jesus está voltando!Maranata!
    Deus te abençoe e continue aprofundando seus estudos! Este é o caminho para a verdadeira fé!Amém!

    ResponderExcluir