O que me faz cristão?

"Preciosas são as horas na presença de Jesus" é a primeira frase de um antigo hino de igreja. Tive a oportunidade de relembrar este hino há alguns dias atrás, tocado no piano por um bom amigo.

Em uma de minhas costumeiras caminhadas estive refletindo sobre o que nos faz cristãos. Pensei na luta existente entre os nossos desejos e ímpetos contra nossos raciocínios e valores. Lembrei de alguns momentos onde renunciei minha vontade natural, tomando decisões prudentes e honestas e também lembrei de alguns amigos que caminharam ao meu lado mas se deixaram levar por esses desejos, prejudicando a si mesmos e aos seus companheiros. Neste raciocínio, quase cometi um erro em concluir que sou cristão por minhas decisões, meus valores e por minha conduta de vida.

- Não! - disse eu. Não é isso que me torna cristão, pois também já vi pessoas "não-cristãs", não-comprometidas com alguma religião, não-frequentadoras assíduas de qualquer denominação cristã-religiosa. - Sim! - vi pessoas como estas, tomando decisões corretas, prudentes e honestas no decorrer da vida, obtendo uma conduta irrepreensível.

Mais alguns minutos de caminhada e reflexão. A pergunta não saía da minha mente. O que me faz cristão? Mais uma vez me reportei às lembranças e me lembrei de que nos momentos mais difíceis e também nos momentos mais alegres, eu busquei a Deus para lhe pedir ajuda ou para agradecer-lhe. Busquei Sua presença e obtive resposta. Nestes momentos a Sua resposta silenciosa, de pura experiência íntima e pessoal, transcendeu os livros de auto-ajuda, os consultórios dos psicólogos, as sessões de terapia e enfim toda ciência humana. Nesta hora, sim, me tornei cristão e conclui que acima de tudo, ser cristão, não é ser portador de uma conduta irrepreensível, mas sim possuir um anseio natural pela presença de Cristo.

Como diz o poeta de Deus: "Minha alma tem sede de ti, meu corpo te almeja", ou seja, cristão é aquele que de todo coração sente que preciosas são as horas na presença de Jesus.


Comentários

  1. Anônimo18.9.06

    Parte desse texto provavelmente será usado em outra ocasião.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8.10.06

    Lucas refleti no seu texto, a gente e cristão por falta de opção.
    Não temos outro cminho que nos leva a verdade.
    Não temos outro caminho que nos leva a te a presença de Deus.
    Não temos outro caminho a não ser Jesus que nos consola, exorta e ainda nos perdoa de todo pecado e nos oferece a paz
    Lucas não existe outra opção.
    So Jesus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Inscreva-se no canal no Youtube: