Vida ganha


Durante o mês de março, tive a oportunidade de moderar um estudo sobre a carta aos Filipenses, juntamente com meu amigo e parceiro Rafael Ponce. Foi irônico que, durante os estudos, tanto ele, quanto eu passamos por adversidades e desafios diferentes em nossas vidas pessoais. Enquanto a gente explicava alguns textos clássicos da carta, como o famoso: "tudo posso naquele que me fortalece" - a gente buscava forças em Deus para enfrentar estes desafios inconvenientes.

Enfim, os estudos sobre a carta de Paulo acabaram, mas os problemas continuam. Porém, algumas reflexões ainda estão sendo ruminadas. Uma delas, em especial, tem dominado minha mente. De forma geral, o apóstolo expressa em sua carta o posicionamento ideal do cristão nesta vida. Apesar de estar preso, apesar das perseguições, ele ensina aos Filipenses que se alegrem em Cristo. Em outras palavras, Paulo está dizendo a eles que a vida está ganha.

É curioso que a atual expressão - Vida ganha - seja atribuída àquelas pessoas que alcançaram a tão sonhada independência financeira. Vida ganha é aquela pessoa que não precisa mais de um empregador, nem de mais ninguém neste mundo para se manter. Mais do que isso, é aquela pessoa que está muito além de suas necessidades. Ela tem tudo de sobra. Ela está com a vida resolvida! Resolvida pelo capital que conquistou. Mas não é essa a situação de Paulo. Ele está preso e acabou de receber suprimentos ofertados pelos irmãos da igreja de Filipos. Ele está financeiramente pobre. Apesar disso, ele exala o motivo de sua esperança aos Filipenses. Ele inspira aos seus irmãos a convicção de que sua vida está resolvida, não pelo Deus dinheiro, mas por Cristo Jesus.

Durante os estudos, pedi aos irmãos da minha igreja que fizessem o exercício de imaginar que suas vidas estivessem totalmente resolvidas. Também fiz este exercício, por alguns segundos. O resultado deste exercício é que somos alcançados por uma paz tamanha que até nos incomoda por estarmos desacostumados com ela. A simples ideia de que a nossa vida esta ganha! A maravilhosa ideia de que a coisa mais importante que poderia acontecer em nossas vidas, na verdade já aconteceu. Esse é o clima que Paulo exala aos Filipenses em sua carta: Cristo resolveu nossas vidas com seu sacrifício na cruz! Nada melhor virá.

Se você é um cristão como eu, consegue entender o que estou dizendo? Por mais que você se esforce, por mais que possamos nos esforçar, planejar e agir em prol de algo fantástico e radiante em nossas vidas, nada será mais grandioso e importante do que aquilo que comemoramos na Páscoa que se aproxima. A minha vida, a sua vida, a nossa vida está ganha em Cristo Jesus! Não importa que você conheça o mundo inteiro em viagens sensacionais, ou conquiste bens com aquela sua Startup genial, ou caia de amor por aquele parceiro perfeito, nada pode ser melhor do que aquilo que Cristo já fez por você, mesmo sem você merecer. Este é o meu ponto de reflexão e incômodo, hoje: Eu posso viver cada dia com essa convicção em minha mente? Posso enfrentar todos os problemas, ausências e dilemas do meu cotidiano tendo isso à tona? Posso curtir todas as melhores experiências da minha vida, tendo em mente esta genuína convicção, pela fé?



Quantas vezes isso não tem sido uma realidade na nossa vida cristã. Quantas vezes nos desesperamos na privação e nos afastamos de Cristo nos momentos de abundância e tranquilidade. Mas, por que? Por que não conseguimos colocar em prática o segredo revelado pelo apóstolo Paulo, no final da carta aos Filipenses? Creio que a resposta está presente em todo conteúdo anterior da carta. O relato de uma vida voltada para o Reino. Uma vida que revela desapego às coisas daqui. Vida que apresenta, acima de tudo a cidadania celestial. Vida já resolvida, já entregue às demandas de Cristo. Vida redimida e consumada. O paradoxo cristão de perder a vida e recebê-la de volta, novinha em folha. Vida perdida. Vida ganha pra Cristo! Esta é a nossa meta, este é o nosso alvo. Este é o segredo de uma vida que sara e adoece também, que enriquece e também empobrece como qualquer outra, mas se mantém inabalável, pois como diz o apóstolo, ela está guardada em Cristo, eternamente.


Eu não posso dizer que consigo, mas do fundo do meu coração, eu quero!
Porque minha vida está ganha, em Cristo Jesus.

Transformai-vos!

Vida ganha Vida ganha Reviewed by Transformai-vos on abril 11, 2019 Rating: 5

2 comentários:

  1. Em Filipenses no Capítulo 1, segundo Paulo: Cristo é nosso VIVER (Fp 1.21). No Capítulo 2, Cristo é nosso SENTIR (Fp 2.5). No Capítulo 3, Cristo é nosso ALVO (Fp 3.14). No Capítulo 4 Cristo é nossa SUFICIÊNCIA - TUDO (Fp 4.13). Quando olhamos, ouvimos e aceitamos CRISTO aceitamos a verdadeira VIDA, que Ele nos deu de GRACA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei muito deste resumo, Marcos. Obrigado!

      Excluir

Tecnologia do Blogger.